A conjuntivite é uma inflamação na membrana externa do globo ocular (a parte branca dos olhos) e também afeta o interior das pálpebras. Dentre os sintomas temos a coceira nos olhos, secreção (amarelada ou clara), vermelhidão e sensação de areia no olho afetado. A conjuntivite pode atacar os dois olhos e pode durar por um período de sete a quinze dias na maioria dos casos.
Mas quais os tipos de conjuntivite?
• Conjuntivite infecciosa
Dentre os tipos de conjuntivite, este é o mais comum. A conjuntivite infecciosa é contagiosa, logo pode ser transmitida a outras pessoas pelo contato com o local ou até mesmo pelo ar. Pode vir a ocorrer em apenas um ou nos dois olhos. A conjuntivite infecciosa costuma ter diferentes tipos:
– Conjuntivite infecciosa viral
A conjuntivite viral é um dos tipos que mais costuma afetar as pessoas e é transmitida por um vírus chamado adenovírus. Esse tipo de conjuntivite não é transmitido pelo ar e sim pelo contato direto com secreções oculares ou até mesmo através de tosses e espirros do paciente infectado.
– Conjuntivite infecciosa bacteriana
Esse tipo de conjuntivite não costuma ser tão comum, porém pode ser perigosa. A conjuntivite bacteriana é transmitida através do contato direto com a bactéria como o próprio nome sugere. Sendo assim, o paciente pode adquirir ao encostar nos olhos ou em algum outro local contaminado.
• Conjuntivite fúngica
Esse é o tipo mais raro de conjuntivite. Ela é causada quando um paciente machuca os olhos com madeira. A conjuntivite fúngica é a mais difícil de tratar e além disso, pode causar complicações na visão.
• Conjuntivite alérgica
Esta categoria é ocorre por decorrência de alergias, causadas na maioria das vezes por pólen e ácaro. Não é contagiosa e tem como sintomas apenas a vermelhidão e a coceira ocular. A conjuntivite alérgica tem quatro formas diferentes, sendo elas a sazonal, ceratoconjuntivite atópica, conjuntivite primaveril e conjuntivite papilar gigante.
• Conjuntivite tóxica
Esse tipo é causado quando algum produto químico entra em contato direto com o olho. A conjuntivite tóxica é uma das mais raras, porém, também é uma das mais perigosas. Caso o paciente não receba tratamento adequado, poderá obter complicações graves na visão.
Todos os tipos de conjuntivite costumam ter sintomas muito parecidos, logo só é possível para o paciente poder diferenciá-los se o mesmo souber qual foi a forma de contágio. Por isso é muito importante procurar um médico oftalmologista o mais depressa possível para indicação de tratamento específico e adequado evitando possibilidades de complicações.
Existem muitas formas de amenizar os desconfortos causados pelos diferentes tipos de conjuntivite, como compressas geladas, por exemplo. Porém, existem tratamentos específicos para cada um dos tipos dependendo do agente causador. O mais indicado ao perceber algum sintoma é procurar imediatamente um médico oftalmologista para obter o diagnóstico e receber a indicação do tratamento com o medicamento mais adequado com a dosagem correta.
Uma conjuntivite que não recebe o tratamento devido pode vir a trazer outras complicações para a vista como a ceratite e úlcera de córnea.
Em caso de dúvidas, exames e consultas, entre em contato conosco.