13/05/2020

Bebidas alcoólicas e os riscos que oferecem para a visão

Embora seja lícito e muito popular, todos sabem que o álcool não faz bem para saúde humana, podendo afetar fígado, coração e até mesmo o cérebro. Os olhos não ficam fora disso, pois também podem sofrer danos consequentes do consumo de álcool.

Esses danos podem fazer com a saúde ocular seja afetada pontualmente, ou até mesmo de forma permanente. Para entender mais as causas disso, veja a seguir os riscos que o álcool traz para a visão.

EFEITOS A CURTO PRAZO
O consumo de álcool a curto prazo é capaz de afetar e até mesmo diminuir a percepção de contraste dos nossos olhos. Isso se torna mais perceptível quando há transição de claridade, como quando estamos observando um pôr do sol ou o trânsito, acabamos tendo uma maior dificuldade para identificar diferentes contrastes.

Com isso, acabamos tendo uma alteração em nossa noção de espaço e profundidade notável enquanto o álcool ainda está no organismo. Com o decorrer do tempo essa sensação pode vir a se tornar mais presente e gradativamente aumenta a dificuldade de visão, até o ponto em que se torna permanente.

EFEITOS A MÉDIO E LONGO PRAZO
Os efeitos do álcool tendem a ser mais intensos em médio e longo prazo. Isso ocorre porque a bebida alcoólica causa dificuldade de focalizarmos uma imagem até o ponto de estar totalmente nítida.

Esse efeito força os músculos a trabalharem mais e isso os causa um desgaste intenso que afeta mais rapidamente o seu mecanismo. Com o passar do tempo, esse desgaste eventual torna permanentes os problemas ligados à percepção de distância e profundidade, pois os músculos acabam perdendo a sua capacidade de adaptação e acomodação.

RISCOS À SAÚDE DOS OLHOS
A perda do campo periférico de visão é um outro risco bastante grave para aqueles que consomem bebidas alcoólicas regularmente. Esse problema faz com que essas pessoas tenham dificuldade de enxergar aquilo que está ao seu redor, conseguindo esse feito, apenas quando olham diretamente para algo.

A causa disso, é que com o passar do tempo a visão decorre por um processo de estreitamento que a leva a ter um formato parecido com a de um cano, onde só conseguimos ver o que está adiante. Isso afeta o nosso campo de percepção e nos traz dificuldades em atividades simples, como dirigir.

CONSEQUÊNCIAS MAIS GRAVES
As bebidas alcoólicas podem vir a trazer consequências mais graves para a visão, como síndrome do olho seco, causada pela diminuição da lubrificação natural dos olhos em decorrência do consumo de álcool. Essa síndrome pode vir a causar lesões na área da córnea, além de dificultar a visão de maneira progressiva.

O álcool também pode afetar o nervo óptico, causando uma perda permanente da visão. Além de aumentar o risco de glaucoma, que caso não seja tratado corretamente, pode deixar danos irreversíveis no nervo óptico.

O consumo de álcool por longos prazos de tempo pode causar danos graves à saúde ocular. O ideal é que haja equilíbrio com este consumo e que fiquemos atentos a saúde de nossos olhos, buscando sempre ter o acompanhamento de um médico oftalmologista.

Voltar