08/01/2020

Cuidados com os olhos no verão

O verão é uma estação maravilhosa que nos proporciona dias ensolarados com altas temperaturas. Nessa época, muito se fala sobre os cuidados que devemos tomar com a pele, mas ressaltar os cuidados a serem tomados com os olhos também é muito importante.

Para que você possa aproveitar o melhor dessa estação ao mesmo tempo que cuida da saúde de seus olhos, separamos 4 dicas.

1 – UTILIZE ÓCULOS DE NATAÇÃO EM MARES E PISCINAS
Quando passamos por altas temperaturas, a natação se torna uma ótima opção. Esse hábito além de saudável, é divertido, porém, pode nos causar ardência e cansaço na visão.

No caso das piscinas, isso ocorre devido aos produtos químicos utilizados para manutenção de higiene das mesmas, como por exemplo algicidas e o cloro. Quando entram em contato com os olhos, esses produtos afetam o filme lacrimal que os mantém saudáveis e lubrificados.

A água do mar pode causar irritações parecidas como a das piscinas que não são causadas apenas pelo sal, mas também por impurezas presentes na água que podem vir a acarretar em vermelhidão, irritação, coceira e até mesmo conjuntivite.

Para evitar esses incômodos, é muito importante utilizar o óculos de natação na hora de entrar na água, pois além do utensílio facilitar a visão embaixo d’água, ele também protege os olhos. Após o nado, também é indicado que o paciente lave os olhos com água fresca e utilize um colírio lubrificante.

Aplicando essa dica, a natação se tornará muito mais amigável com a saúde dos olhos.

2 – UTILIZE ÓCULOS ESCUROS COM PROTEÇÃO UVA E UVB
Os raios solares ultravioletas são bastante nocivos para a saúde dos olhos, ainda mais quando o dia está ensolarado. Por isso a utilização dos óculos escuros é importante quando estamos ao ar livre. Essa ação também deve ser tomada nos dias nublados, pois mesmo coberto pelas nuvens, o Sol continua a emitir raios UVA e UVB que atingem nossa visão.

Além disso, é importante que o paciente evite modelos comercializados por pessoas não especializadas e tenha certeza que o utensílio oferece proteção contra os raios UVA e UVB. Os óculos que não oferecem essa proteção, ao invés de auxiliarem a saúde dos olhos, acabam os agredindo, pois as lentes escuras fazem com que a pupila se dilate para que possa receber mais luz, junto com ela a visão recebe os raios UVA e UVB que podem vir a causar queimaduras na retina.

Busque utilizar apenas óculos escuros de qualidade garantida.

3 – BUSQUE TER CAUTELA COM PRODUTOS DE PELE
Produtos para a pele como protetores solares e hidratantes podem vir a causar irritações nos olhos e até mesmo alergias. Pra evitar essas avarias é importante ter cautela ao utilizá-los para que eles não entrem em contato com a área dos olhos. Evitar coçar os olhos e lavar as mãos após utilizar esses produtos são boas maneiras de se prevenir. Evitar passar esses produtos abaixo da sobrancelha também é indicado, pois o suor pode fazer com que eles escorram para os olhos.

4 – EVITE EXPOSIÇÃO PROLONGADA AO SOL
A exposição prolongada ao sol pode vir a trazer avarias oculares como pterígio, catarata precoce e até mesmo a perda progressiva da visão. Por isso é importante evitar que os olhos fiquem expostos por muito tempo aos raios solares.

A utilização de chapéus em conjunto com óculos escuro auxilia na proteção dos olhos, porém ainda assim, é preciso evitar exposição por longo período. A visão pede moderação.

Esperamos que com essas dicas você consiga aproveitar o melhor da estação enquanto cuida da saúde de seus olhos.

Voltar