12/11/2019

Dicas para usuários que usam lente de contato

As lentes de contato se tornam mais populares a cada dia que se passa e são tidas por muitos pacientes como a melhor alternativa na escolha de acessórios para correção de visão.
Além de serem confortáveis, as lentes são importantes aliadas na correção de problemas de visão como miopia, hipermetropia, astigmatismo e até mesmo a vista cansada. O que poucos pacientes sabem é que as lentes de contato também possuem funções terapêuticas, auxiliando na melhoria de pacientes após a realização de procedimentos cirúrgicos e também no tratamento de outras doenças oculares. As lentes tem funções surpreendentes que fazem com que a maioria dos pacientes que as utilizam não as troquem por nenhuma outra solução.
Porém, como toda solução de visão, as lentes necessitam de cuidados específicos como a higienização adequada das mãos no momento de manuseio ou até mesmo o cuidado pra que o paciente não durma as utilizando.

Também é importante mensurarmos a importância de ficarmos de olho na validade das lentes, porque após esse período as lentes ficam suscetíveis a interferências biológicas e ambientais que podem causar infecções nos olhos do paciente ou até mesmo colocar a sua visão em risco.

Pra que você fique mais atento com suas lentes e com a saúde de seus olhos, separamos 6 dicas importantes para uma utilização mais saudável e adequada.

1 – Escolha a lente mais adequada.
É muito importante que o paciente saiba qual é a lente mais adequada para o seu caso. Para isso, analise a sua rotina e seus horários diários pra saber qual tipo de lente se enquadraria melhor ao seu dia a dia: diária, quinzenal, mensal ou anual?
Com as lentes diárias o paciente tem a vantagem de não ter que ficar se preocupando com a sua higienização, pois elas são descartadas após um dia de uso e substituídas no dia seguinte. As lentes diárias são bastante indicadas para pessoas impacientes, pois exigem menos atenção e cuidados que as demais.
Procure estudar a si mesmo pra ver qual tipo de lente é mais adequada para o seu caso.

2 – Higienização eficiente
Quando for fazer a higienização de suas lentes, é importante se lembrar de fazer uma limpeza completa das mãos antes e também de fechar o ralo da pia pra evitar ocorrências indesejadas. Após isso, coloque sua mão na lente e pingue gotas da solução adequada e pressione-a com leveza pra eliminar possíveis resíduos em sua superfície.
É importante nos lembrarmos que as lentes devem ser higienizadas após o uso também, porque fazendo isso evitamos que bactérias e organismos indesejados entrem em contato com nossos olhos, o que poderia nos trazer uma infecção ou algum problema sério de visão.
É indicado que o paciente não reutilize a solução. Utilize uma nova porção em seu estojo a cada vez que fizer a higienização e o armazenamento.

3 – Higienização e troca do estojo
O estojo de armazenamento também deve ser higienizado com frequência. Pra isso é indicado que o paciente utilize apenas a solução própria das lentes.
Lembre-se de não utilizar papéis ou panos para fazer a secagem, é importante que o estojo seque naturalmente.
O estojo de armazenamento das lentes deve ser substituído após três meses de uso, pois após esse período o risco de contaminação se torna grande.

4 – O lado e o olho correto
As lentes tem um lado certo. Pra saber qual é o lado correto, direcione a lente para a luz. Se as bordas parecerem largas, isso indica que este é o lado avesso, logo o paciente colocará a lente no sentido contrário.
No caso de pacientes que tem um grau diferente em cada olho, é recomendado que seja feita a escolha de qual vai ser o primeiro olho a receber e tirar a lente e que esse ação seja rotineira pra que o paciente não corra o risco de por a lente no olho errado, o que pode vir a causar complicações na visão. Pra auxiliar os usuários de lente de contato os estojos de armazenamento costumam indicar qual lado guardar a lente esquerda e a direita. Siga essa demarcação e dificilmente cometerá enganos.

5 – A forma correta de usar
Os oftalmologistas indicam que o paciente não utilize as lentes por mais de 10 ou 12 horas por dia. Ao utilizar as lentes por esse longo período elas podem interferir na lubrificação dos olhos, o que pode trazer irritações constantes.
Aos pacientes que costumam usar maquiagem, é indicado que as lentes sejam retiradas antes que o removedor seja usado. Caso essa ação não seja aplicada, as lentes podem ter sua funcionalidade comprometida por ter entrado em contato com substâncias inadequadas para o seu material.
Outra recomendação importante é que o paciente retire as lentes sempre que for entrar em contato com o mar ou com alguma piscina. Esses ambientes oferecem o risco de contaminar as lentes através de bactérias. Evite expor suas lentes a esse risco.

6 – Visite seu oftalmologista com frequência
É muito comum que o grau do paciente tenha alterações com o passar do tempo. Por isso é muito importante estar sempre atento e em dia com as visitas ao médico oftalmologista pra saber se as as lentes ainda são as indicadas para o seu caso.

Não perca tempo e fique em dia com a saúde de seus olhos, entre em contato conosco agora mesmo e marque a sua consulta.
OftalmoSantos. A sua visão é a nossa visão.

Voltar