05/02/2020

Herpes Ocular: você sabe o que é?

A saúde dos olhos exige atenção e cuidados constantes, pois assim como os outros órgãos do corpo, os olhos também são afetados por doenças que não são genéticas, mas também aquelas causadas por vírus e bactérias, que por sua vez podem vir a causar infeções.

Uma das doenças causadas por vírus e bactérias que podem vir a atingir os olhos, é a herpes ocular. Essa infecção é causada pelo mesmo vírus do herpes labial, conhecido como “HSV”. Esse vírus se hospeda em uma terminação nervosa e fica ali inativo por um período até o momento de se manifestar. Quando o vírus se manifesta nos lábios e na pele, o diagnóstico se torna rápido e simples. Mas quando atinge os olhos, a doença não é identificada facilmente, podendo até mesmo ter um tratamento indevido o que oferece risco do paciente perder a visão.

Casos como esse podem ocorrer porque existem dois de herpes ocular, sendo:
– Herpes simples: A mesma que causa a herpes labial e pode ser passada por contato direto.
– Herpes Zoster: Causada pelo mesmo vírus da catapora. Existem casos de pacientes contaminados na infância que só tiveram a manifestação da doença na fase adulta.

QUEM PODE TER A HERPES OCULAR?
Pessoas que já foram infectadas em algum período da vida, porém, o vírus que está hospedado na raiz nervosa pode ficar ali por longos períodos de forma silenciosa. Sendo assim, a presença do vírus não garante a manifestação da doença.
Alguns fatores de risco podem fazer com que a doença se manifeste, sendo eles: estresse físico e emocional, imunidade baixa, traumas, viroses, exposição excessiva ao sol, avarias odontológicas e a AIDS.

SINTOMAS
Na maioria dos casos a doença costuma se manifestar em apenas um dos olhos, tendo os seguintes sintomas:
– Vermelhidão no olho (principalmente em torno da córnea);
– Dor nos olhos (moderada ou intensa);
– Visão embaçada;
– Sensibilidade à luz;
– Lacrimejamento;
– Inchaço;
– Ardência;
– Excesso de sangue;
– Sensação de corpo estranho nos olhos.

Também é possível que surjam erupções nas pálpebras e sinais que aparentam ser de conjuntivite. É importante mensurar que os sintomas do herpes ocular podem variar de organismo para organismo, dependendo também da parte do olho que foi afetada e do desenvolvimento da doença em cada paciente.

FORMAS DE CONTAMINAÇÃO
O herpes ocular é contagioso e a sua contaminação ocorre através do contato com a pessoa que possui o vírus ativo. Sendo assim, através de lesões existentes nos lábios, rosto, saliva e na troca de produtos contaminados como óculos e maquiagem. Existe também a possibilidade de se transmitir a doença para o outro olho.

A doença em si não é grave, desde que receba o tratamento devido desde o início de sua manifestação. Quando o paciente já teve manifestação de herpes, é importante adotar determinadas medidas de prevenção para diminuir as chances de contágio, como:
– Evitar ao máximo dividir produtos de higiene pessoal;
– Evitar contato com objetos utilizados por pessoas infectadas;
– Manter as mãos higienizadas frequentemente;
– Evitar o contato das mãos com os olhos;
– Ter cuidado e atenção ao higienizar as lentes de contato.

TRATAMENTOS
O tratamento para herpes ocular costuma ser feito com pomadas, remédios de via oral e colírios anti-inflamatórios. Porém, o tratamento deve ser apropriado as necessidades do paciente, sendo assim, qualquer medicação só poderá ser utilizada após orientação médica. Exames podem ser solicitados para evidenciar o real tipo do vírus.
Após o paciente ser diagnosticado, é importantíssimo que comece um tratamento de imediato para anular os desconfortos causados pela infecção. Os remédios irão suavizar os sintomas do herpes, mas ainda assim, não chegam a eliminar o vírus.

Caso tenha dúvidas sobre a doença ou tenha detectado algum de seus sintomas, entre em contato conosco e marque uma consulta na OftalmoSantos.