10/03/2020

Lentes de contato esclerais: Qual a diferença?

As lentes esclerais são lentes de contato com um tamanho maior que as comuns, sendo feitas desta forma para que encontrem apoio na esclera, diferentemente das lentes usais que tem como maior apoio a periferia da córnea.

Geralmente as lentes esclerais são mais perceptíveis para terceiros que as lentes usuais, já que a sua borda abrange um espaço maior, fazendo com que elas ganhem maior destaque.

Olho Lente

As lentes esclerais foram desenvolvidas para auxiliar a visão de pacientes que possuem córneas irregulares, ceratoplastias penetrantes, degeneração marginal pelúcida e principalmente o ceratocone.

Costumam ser utilizadas como alternativa para pessoas que sentem dificuldade em se adaptar as lentes usuais e que não encontram resultados favoráveis com lentes gelatinosas utilizadas para pacientes com ceratocone.

O espaço entre a lente escleral e a córnea é ocupado pelo filme lacrimal, o que auxilia na adaptação e faz com que a utilização seja mais confortável, até mesmo para pessoas que possuem alto grau de sensibilidade.

Caso você utilize lentes esclerais é muito importante que:
– Não utilize a lente além do período de 12 horas;
– Utilize produtos de limpeza para lentes. O mais indicado dentre os oftalmologistas costuma ser o “Boston Simplus” que possui textura mais viscosa, oferece a limpeza necessária, além de preservar a lubrificação por até 12 horas. É importante ressaltar que esse produto não é indicado para todos os tipos de pacientes, em caso de dúvidas, fale com seu médico oftalmologista;
– Evite utilizar soros fisiológicos de tamanho grande, pois o indicado é que os mesmos sejam descartados após trinta dias de uso para evitar contaminações.
– Mantenha o estojo de armazenamento sempre limpo e seco. Para diminuir as chances de contaminação, é indicado que o paciente o coloque em água fervente ao menos uma vez por semana.
– Evite utilizar as mãos tanto na hora de colocar quanto na hora de retirar as lentes. Para essa tarefa existem ventosas apropriadas que costumam vir de brinde quando as lentes são adquiridas. Utilize a maior na hora de colocar a lente e a menor na hora de retirar.
– Evite colocar a ventosa na parte do meio do olho na hora de retirar a lente. Essa ação pode gerar uma pressão que pode vir a prejudicar tanto a córnea quanto a lente.
– Utilize colírios lubrificantes em dias secos. Para saber o melhor para o seu caso, pergunte ao seu médico oftalmologista.

Os pacientes que utilizam lentes esclerais e alcançam uma boa adaptação com as mesmas, acabam por afastar a necessidade do transplante de córnea.

Voltar