19/02/2020

Maquiagem vencida pode fazer mal aos olhos?

O carnaval está logo aí e nessa época do ano é muito comum que as pessoas se pintem e se maquiem para curtir a festividade com muita cor e brilho. Por se tratar de uma ocasião em que as pessoas costumam utilizar roupas e maquiagens exuberantes, é comum que acabemos fazendo a utilização de determinadas maquiagens apenas nessa ocasião e após isso, acabamos as guardando para utilizá-las somente no ano posterior.

Quando fazemos isso, algumas maquiagens que foram estocadas acabam ultrapassando o seu prazo de validade. Mas utilizá-las após esse período pode ser prejudicial aos olhos?

Sim. Após o prazo de validade ser vencido, nossos olhos correm risco se a maquiagem for utilizada. Isso ocorre porque o prazo de validade dos cosméticos é baseado em testes dermatológicos que são feitos para evitar que o produto cause riscos a saúde. Para evitar complicações e evitar o gasto desnecessário de dinheiro é necessário que tenhamos cuidado ao tempo de uso de todo e qualquer cosmético.

Quando o prazo de validade é atingido os conservantes já não funcionam mais, fazendo com que o produto fique suscetível a contaminação de fungos e bactérias.

Outro ponto importante a ser mensurado, é o fato de não ser recomendado que guardemos maquiagem no banheiro. O calor e a umidade presentes no cômodo podem fazer com que o produto se estrague com mais rapidez e facilidade. O indicado é que a necessaire seja guardada em local seco, arejado e preferencialmente escuro. Retire-o desse local protegido apenas nos momentos em que for fazer a utilização da maquiagem.

RISCOS DA UTILIZAÇÃO DA MAQUIAGEM VENCIDA

Utilizar maquiagem vencida pode trazer consequências como descamação, coceira, infecções e até mesmo acne. No caso de produtos para os olhos é necessário que haja ainda mais cuidado e atenção com o prazo de validade.

Algumas substâncias quando entram em contato com os olhos, atingem a conjuntiva (membrana que reveste a superfície ocular) e poder ser absorvidas pelo organismo do paciente. A partir deste momento elas entram em circulação sanguínea e podem causar problemas sérios além de desconfortos.

As maquiagens feitas para boca e olhos costumam ter um prazo de validade menor, isso porque essas são regiões propícias à contaminação.

As maquiagens contaminadas ou vencidas nessas regiões podem vir a trazer riscos, como:
– Conjuntivite;
– Pálpebra descamada;
– Blefarite.

A blefarite é uma doença que causa coceira, vermelhidão, ardência e sensação de areia na vista. Caso não receba o tratamento devido, a blefarite pode afetar a córnea e os tecidos oculares.

Precauções devem ser tomadas com as maquiagens mesmo antes que seu período de validade seja atingido, como lavar pincéis e aplicadores constantemente, pois o acúmulo de produtos nas cerdas aumenta a possibilidade de proliferação de micro-organismos.

EVITE A UTILIZAÇÃO APÓS O PRAZO DE VALIDADE SER ATINGIDO

Algumas maquiagens podem até permanecer com uma boa aparência após ultrapassarem o prazo de validade, mas ainda assim o seu uso é arriscado e deve ser evitado. Caso a validade tenha sido ultrapassada, a garantia do fabricante não existe mais, ou seja, ela não irá se responsabilizar por nenhuma avaria ocorrida com o consumidor.

Caso ocorra alguma alergia, é importante que o uso dos produtos seja suspenso imediatamente e caso o paciente utilize lentes de contato, elas deverão ser dispensadas até que a avaria seja tratada.

Na OftalmoSantos temos profissionais qualificados para realizarem uma avaliação e indicação do melhor tratamento para problemas causados por uso indevido de produtos para a área dos olhos, sejam eles vencidos ou contaminados

Voltar