29/07/2019

Dicas importantes para evitar problemas oculares

Ainda é costume entre os brasileiros procurar um oftalmologista apenas quando um algum sintoma mais grave aparece. Duvida? Pesquisa recente realizada no País constatou que 74% dos entrevistados acreditam que só é válido procurar um profissional especializado com o aparecimento de algum incômodo na visão ou por causa da grande necessidade do uso de óculos.

Tal realidade também é constatada na Clínica OftalmoSantos, onde boa parte dos atendimentos acontece por causa de visão embaçada, dor, olhos vermelhos e terçol.

Não realizar consultar periódicas para verificar a saúde dos olhos pode ser muito prejudicial. Afinal, é de extrema importância para manter uma boa visão identificar um possível problema na fase inicial, evitando assim o agravamento do caso.

Crianças

De acordo com os médicos especializados da Clínica OftalmoSantos, a preocupação com a saúde dos olhos deveria começar desde a infância, tornando-se assim um hábito rotineiro. “Os pais devem levar seus filhos para uma consulta a partir dos 3 ou 4 anos”, explica o doutor Rodrigo M. Padeiro.

É o caso, por exemplo, do chamado olho preguiçoso, que ocorre quando um dos olhos não tem a visão 100% em decorrência da diferença de visão. Isso sim chama ambliopia, problema que provoca a significante perda de visão. “Os pais por muitas vezes não conseguem identificar. Durante a consulta, por sua vez, nós identificamos rapidamente o problema”.

Dicas

Com causa de inúmeras situações, é extremamente importante todos criarem o hábito de passar constantemente por consultas, fazendo assim um trabalho preventivo. Durante a consulta, por exemplo, o médico realizará alguns exames e, se necessário, indicará a realização de outros.

Além da consulta periódica, é muito importante tomar alguns cuidados para garantir a boa saúde dos olhos. O primeiro passo é evitar manipular os olhos. Além disso, é recomendado a utilização de óculos escuros e bonés para se proteger do sol.

É muito importante ainda conhecer o histórico familiar. Dessa forma, é possível informar detalhes para o médico durante uma consulta, ajudando dessa forma na identificação de possíveis problemas.

Voltar